
Rafa Melo nasceu no dia 14/01/1996 em Salesópolis, cidade da região do Alto Tietê (SP), onde se localiza sua nascente. Filho de pais nativos da cidade de Salesópolis, o pai é motorista de ônibus e a mãe sempre foi dona de casa.
A música o acompanha desde o seu nascimento, na hora do parto a enfermeira pediu autorização ao médico para colocar uma música da dupla Chitãozinho e Xororó, coincidência ou não o interesse pela música sertaneja sempre esteve presente em sua via.
Toca viola, violão, guitarra, baixo e sanfona, além de ser um grande compositor. Como o pai sempre gostou da música sertaneja, fez uma promessa a Nossa Sra. Aparecida de que se o Rafa aprendesse a tocar violão ele levaria o instrumento, no qual aprendeu a tocar, para o santuário. O Rafa não gostava de tocar violão, mas como a fé do pai era muito grande, sem saber da promessa, acabou aprendendo e tornou-se um dos maiores violeiros da região do Alto Tietê.
Aprendeu a tocar viola caipira numa romaria muito tradicional na cidade, motivo pelo qual tomou gosto pela música caipira raiz. Foi lenhador, embalador de carvão, granjeiro e ajudante de supermercado. Morou em Caçapava (SP) algum tempo, retornando a Salesópolis por causa da música, pois o parceiro Zety era da cidade. Em seu retorno, trabalhou em uma papelaria e loja de roupas para pagar uma aparelhagem de som que tinha comprado para fazer ensaios como cantor solo, sendo Zety, que mais tarde viria ser seu parceiro, o guitarrista da banda. Já no primeiro ensaio Zety começou a fazer a 2ª voz, que durou 3 anos.
Com o público perguntando como era o nome da dupla, inevitavelmente tiveram que associar e montar a dupla Rafa Melo e Zety. Foram grandes as dificuldades, muitas vezes olhava na geladeira para ver o que tinha para comer e encontrava apenas uma garrafa de água. Chegaram a repartir o mesmo desodorante (rolon), já que os dois moravam na mesma casa há mais de 1 ano. Bebeu leite de égua como simpatia para curar vermes. Mora em uma casa bastante humilde na zona rural da cidade de Salesópolis.
Zety nasceu na cidade de Paulo de Faria (SP) em 29/03/1993, região Oeste de São Paulo, próxima ao triângulo mineiro. O pai foi peão de rodeio e tropeiro, participando inclusive do rodeio de Barretos. A mãe sempre foi dona de casa, especializada na confecção de tricô e crochê. Morou em Arujá, Bragança Paulista, Nazaré Paulista e Riolândia.
Foi jogador de futebol passando por clubes como Palmeiras, Corinthians, Bragantino, Portuguesa e Inter de Limeira. Em virtude do alto custo para iniciantes na carreira de jogador, acabou abandonando o futebol e passou a dedicar-se somente para música.
Trabalhou de ajudante de pedreiro, pintor, na roça com o pai e em uma fábrica de ovos pasteurizados. Toca Violão, baixo, viola e guitarra sem nunca ter frequentado uma escola de música. É excelente compositor, tem em seu casting aproximadamente 20 músicas com o seu parceiro Rafa. Por várias vezes juntou moedas para comprar alimento, mas nunca pensou em abandonar a carreira.
O pai atualmente é ordenhador em uma fazenda da cidade de Salesópolis e também o maior incentivador para a realização dos sonhos do filho. O que marcou negativamente a família do Zety foi a separação dos pais quando ainda tinha 11 anos de idade. O momento de maior êxtase foi cantar com Cristiano Araújo 5 meses antes de seu falecimento.
A música “IMAGINOU” foi de grande importância para a escolha da carreira de cantor. A dupla tem como marca na carreira o atendimento de um pedido feito por um amigo de que quando morresse gostaria que a dupla tocasse em seu velório a música “TOCANDO EM FRENTE” do cantor e compositor Almir Sater. Por ironia do destino este amigo veio a falecer e o pedido foi atendido, mas a emoção foi tão forte que não conseguiram cantar até o final, levando todos os presentes do velório às lágrimas.
A dupla canta e toca, gratuitamente, toda 1ª quinta do mês na igreja São José de Salesópolis com o coral local para agradecer as grandes bênçãos alcançadas. Tocaram e cantaram durante 3 anos, gratuitamente, nas comunidades rurais de Salesópolis.
A dupla foi formada em setembro de 2010 e tem como influência os artistas Chico Rey e Paraná, Mato Grosso e Mathias, João Paulo e Daniel, Milionário e José Rico e os atuais Marcos e Belutti, Jorge e Mateus e Victor e Léo. No campo internacional a dupla tem influência da banda Guns n´Roses, Aerosmith, Bee Gees e Dire Straits.
Os dois se conheceram ainda na época de escola, quando o Rafa tinha 11 anos e o Zety tinha 15 anos e juntos estão há mais de 6 anos.